sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Desconforto vs Curiosidade

Quando perdemos é que damos o valor. Porquê?

Julgo que a nossa mente está condicionada a este padrão comportamental porque somos uma espécie altamente adaptativa.
Posto isto, agimos instintivamente procurando novos desafios e estímulos, por vezes sem chegar a aproveitar o que realmente temos.
Apetece-nos simplesmente pular para outro degrau sem perceber a escada onde estamos.

Este instinto não é mau. É muito bom.
Foi ele que fez descobrir o fogo e é ele que faz evoluir. É preciso é ter bem consciência do que por vezes encontramos e do trabalho que é necessário fazer até ao próximo estágio.

Curiosidade - vontade de conhecer coisas novas - Novas realidades.
A nossa evolução está baseada no pilar da curiosidade.
Então porquê estagnar? Será isso que nos dá conforto? O que é o conforto e como é que isso se reflete em felicidade?

Em culturas antigas praticavam-se rituais de desconforto com o objectivo de "empurrar" o nosso espírito para outros níveis de consciência. No fundo obrigar a nossa mente a escapar para outras realidades e descobrir novas razões.

Estes desconfortos obrigam a nossa mente a procurar Ovos de Colombo.
Mas esta é a postura do "trabalhar sobre pressão".

Existe também a a postura proactiva. Mais serena e planeada mas que exige muito maior nível de maturidade para se conseguir ultrapassar os mesmos obstáculos.
É a diferença entre o espírito "Strakar" e o espírito "Cool"
Sinceramente não sei qual é que me dá mais gozo. Vou aprendendo com um e com o outro.

Uma coisa sei:
Realidades diferentes são inspiração e quanto mais diferentes melhor.
Mais marcantes se revelam as amizades.
Mais sólidos se apresentam os momentos.
Mais saudades causam na nossa memória.

Aprender, aprender, aprender e ensinar.

Aos Amigos por quem tenho tido a felicidade de me cruzar dou-vos o meu abraço. A minha ajuda. O meu bem querer.

Aos outros, o meu obrigado.

Sem comentários: