sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Petroleiro

A vida é um Petroleiro.

Dizia-me há uns tempos atrás um gestor de topo de uma grande empresa Portuguesa, de forma algo arrogante, que a sua empresa era como um Petroleiro e estando ele aos comandos desse barco, as suas decisões tinham que ser tomadas de forma reflectida sendo que o seu efeito prático seria sempre visto no longo prazo.

Concordo.

O que não entendo é como é que um homem que afirma isso, está ao mesmo tempo a contradizer-se pela sua atitude arrogante. Seria de esperar que tivesse consciência que essa mesma arrogância faz parte de uma das suas decisões tomadas e que acabarão por ter efeito no longo prazo.

Não posso dizer que seja uma pessoa com larga experiência de vida mas posso já dizer com bastante conhecimento de causa que as nossas decisões são fruto do nosso dia-a-dia e que umas condicionam sempre as outras, para o melhor e para o pior.

Nas nossas memórias há momentos que julgamos serem mais decisivos que outros, mas talvez não seja bem verdade. Se pensarmos bem, o que nos leva a esses momentos são a soma de muitas pequenas decisões, pelo que na prática, esse momento acaba por ser uma decisão tal como tantas outras.
Atrevo-me a dizer que se calhar ao encararmos as nossas decisões desta forma, relativizando a sua carga, colocamos o peso dessa decisão no seu devido valor.

Na grande maioria dos casos uma suposta Grande Decisão é na prática o resultado de muitas Pequenas Decisões já tomadas.


É neste ponto que vale a pena realçar a importância do Carácter.

O carácter  é que é o fio condutor de todas as nossas decisões.
É aquele que regula as nossas escolhas, grandes ou pequenas, conscientes ou inconscientes e é ele que nos conduz Sempre ao nosso destino.

Decisões condicionadas por um destino.
Destino delineado por um Carácter.
Carácter nascido no seio da vida experiencial.
Experiências marcantes muitas vezes resultantes de decisões imponderadas.

Mas à parte desta roda viva, há que dizer que:
"O azeite vem sempre ao de cima".

Às vezes demora, é certo, mas o Tempo é sempre Professor e não é mais do que um teste à solidez do nosso Carácter.

E no fim, nada será mais gratificante do que morrer de cabeça erguida.

Sem comentários: