quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Jogada de mestre

Estava hoje a ver um artigo que referia que faz hoje 3 anos que o Rei Juan Carlos mandou calar Hugo Chávez.
Obviamente que me recordo do episódio e da falta de diplomacia de ambos.
(De certa forma, com este episódio evidenciam-se as semelhanças que existem entre ditaduras e monarquias).

O que eu não tinha reparado e observei hoje com atenção, foi a perícia com que Zapatero "descalçou a bota" e levou o discurso para valores Universais que são indiscutíveis e mediante (creio eu) uma leitura de linguagem corporal apurada, levantou o tom de voz no momento certo, para arrebatar uma salva de palmas e fechar a discussão.
Creio que foi uma jogada de mestre porque era claro que as diferenças profundas que separam estes líderes nunca poderiam ser resolvidas naquele momento.
Não se trata de fugir à questão. Trata-se de ter a inteligência para escolher a forma e o fórum correctos para resolver determinados diferendos.

Parabéns Zapatero pela maestria na diplomacia.

Aqui fica o vídeo.

3 comentários:

Anónimo disse...

O comentário que faço não passa directamente pela notícia em causa mas pelo conjunto de todas as notícias, pensamentos e ideias aqui partilhadas. Confesso que não sou um seguidor do teu blogue, nem nunca lhe tinha prestado muita atenção, talvez por uma questão de preguiça mental ou até por distração. Enfim seja pelo que for. Mas á relativamente pouco tempo houve um pensamento que me captou a atenção e me fez querer descobrir e conhecer mais. E gostava de partilhar contigo apenas um pensamento, sinto que te conheci mais através das palavras do que propriamente pelas vezes que estivemos juntos. Fiquei agradavelmente surpreendido e quero simplesmente mandar-te um abraço. Saúde.

Valter Mergulhao disse...

Faltou identificar-me lol. Valter Mergulhão.

Paulo Jacinto Rodrigues disse...

Obrigado Valter!
Realmente são muitos raros os nossos encontros e também muito breves por isso nunca são suficientes para permitir ir para além da típica conversa de circunstância. Havemos de ter oportunidades. Até lá, um "Net Abraço".